A FREGUESIA

O BRASÃO

SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS

CEMITÉRIO

AÇÃO SOCIAL

Home » Baguim do Monte » Figuras ilustres

Figuras ilustres

Frei Manuel de Santa Inês

Teve Baguim do Monte homens ilustres como Frei Manuel de Santa Inês, filho de pobres lavradores. 

Nasceu no dia 2 de Dezembro de 1762. Aos 18 anos entrou para o Colégio dos Grilos, ou Mosteiro dos Religiosos Ermitas Descalços de Santo Agostinho, onde professou em 1781, adoptando então o nome de Frei Manuel de Santa Inês. 

Pela sua virtude, exemplo e aproveitamento no estudo foi eleito Reitor do Colégio de Santa Rita em Coimbra. Regressado ao Porto e ao seu Convento, serviu no exército por ordem do então Bispo D. António de S. José e Castro, governador e presidente da Junta Suprema desta cidade ajudando a defendê-la da invasão Francesa, comandada por Junot. 

Ocupou diversos cargos eclesiáticos, tais como o de Definidor Visitador Geral dos Conventos da sua ordem, do ano de 1816. Mais tarde, e devido à fuga do Bispo D. João de Magalhães e Avelar, aquando do desembarque das tropas de D. Pedro nas praias de Arnoso, Pompolide e Mindelo, foi nomeado governador do Bispado e depois Vigário Capitular e Bispo Eleito do Porto, enriquecendo então a Sé com a oferta de ricos paramentos e alfaias.

Manifestando-se abertamente liberal foi indigitado por estes em 1828 para a comissão de serviço eclesiático, sendo mais tarde apresentado Bispo do Porto e sancionada essa regência pelo Parlamento na pessoa de D. Pedro em 15-8-1833. 

Veio a falecer no dia 24 de Janeiro de 1840 e a casa onde nasceu existe ainda no Lugar do Pipo, nesta Freguesia.

   
 

Home | Baguim do Monte | Autarquia | Documentos | Eventos | Contactos
Política de privacidade - Ficha técnica
2017 © JF-BAGUIMDOMONTE.PT by i9dotcom.net & Auditor