A FREGUESIA

O BRASÃO

SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS

CEMITÉRIO

AÇÃO SOCIAL

Por favor indique um termo para iniciar a sua pesquisa.

Home » Autarquia » Ação Social

Ação Social

Gabinete de Ação Social
Áreas/Projetos de intervenção - Rede Social
Comissão Social de Freguesia


Gabinete de Ação Social

A freguesia de Baguim do Monte tem desenvolvido, no domínio social, uma ação direta de apoio e estímulo de atividades relacionadas com as necessidades da população. Através do Gabinete de Acão Social, tem em curso um vasto conjunto de projetos dinamizados através das parcerias elencadas com outros parceiros sociais, obtendo uma resposta sustentada às novas realidades sociais das famílias.

Missão

Intervimos nas diferentes áreas de apoio social, colaborando na resolução de problemas de reestruturação social, económica, física, familiar e/ou psicológica do indivíduo, através da mobilização de recursos internos e externos numa rede de sinergias locais.

Objetivos

a) Assegurar a receção, análise e encaminhamento de solicitações;
b) Contribuir para a conceção e assegurar a execução de projetos no âmbito social;
d) Participar em articulação ou parceria com outras instituições públicas ou privadas, em ações e projetos sociais;
e) Planear e executar ações de intervenção dirigidas às áreas em que se identifiquem graves problemas de carácter social


Áreas/Projetos de Intervenção

Rede Social

A Rede Social é uma plataforma de articulação de diferentes parceiros criada e regulamentada pela Resolução do Conselho de Ministros nº 197/97, pelo Despacho Normativo 8/2002 e pelo Decreto-Lei nº 115/2006, que tem por objetivo combater a pobreza e exclusão social e promover a inclusão e coesão sociais, promovendo um desenvolvimento social integrado. Desta forma, a Rede Social “assenta no trabalho de parceria alargada, efetiva e dinâmica e visa o planeamento estratégico da intervenção social local, que articula a intervenção dos diferentes agentes locais para o desenvolvimento social”. Tem como principal intuito o combate à pobreza e exclusão social, fazendo parte de um conjunto de medidas que vêm configurando as designadas novas políticas sociais ativas, assente nos princípios de subsidiariedade, integração, articulação, participação, inovação e igualdade de género.

Comissão Social de Freguesia de Baguim do Monte

As Comissões Sociais de Freguesia (CSF) são órgãos locais de dinamização, articulação de parcerias, apreciação e análise de problemas e das propostas de solução, orientação, encaminhamento e articulação com o Conselho Local de Ação Social de Gondomar (CLAS’G), com vista a promover o desenvolvimento social local.

A Comissão Social de Freguesia de Baguim do Monte baseia-se na adesão livre por parte das entidades públicas e privadas, que desenvolvem a sua atividade numa respetiva freguesia e cuja intervenção é relevante na promoção do desenvolvimento social local, “fomentando a formação de uma consciência coletiva e responsável dos diferentes problemas sociais (...) e contribuindo, através de um modelo de organização e trabalho em parceria, para uma maior eficácia e eficiência nas respostas sociais e rapidez na resolução dos problemas concretos dos cidadãos e das famílias”.

O seu Regulamento rege o processo de constituição, organização e funcionamento da Comissão Social de Freguesia de Baguim do Monte, designada por CSF de Baguim do Monte, constituída a 4 de maio de 2004, nos termos da Resolução do Conselho de Ministros 197/97, e reestruturada a 11 de dezembro de 2008 pelo regulamentadono Decreto-Lei n.º 115/ 2006, de 14 de junho, bem como do Regulamento Interno do CLAS’G aprovado em 28 de novembro de 2013.

A CSF de Baguim do Monte é o órgão que ao nível das freguesias assume a realização das medidas necessárias à prossecução dos objetivos e das ações de intervenção, protagonizadas pela Rede Social, conforme objetivos, definidos no Art.º 3.º do Decreto-Lei n.º 115/2006:

a) Combater a pobreza e a exclusão social e promover a inclusão e coesão sociais;
b) Promover o desenvolvimento social integrado;
c) Promover um planeamento integrado e sistemático, potenciando sinergias, competências e recursos;
d) Contribuir para a concretização, acompanhamento e avaliação dos objetivos do Plano de Desenvolvimento Social do Município de Gondomar;
e) Integrar os objetivos da promoção da igualdade de género, constantes do Plano Nacional para a Igualdade (PNI), nos instrumentos de planeamento;
f) Garantir uma maior eficácia e uma melhor cobertura e organização do conjunto de respostas e equipamentos sociais ao nível local;
g) Criar canais regulares de comunicação e informação entre os parceiros e a população em geral.

Entidades Parceiras da CSF

ACES de Gondomar
Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº3
Associação de Amigos do Padre Moura
Câmara Municipal de Gondomar
Centro Social e Paroquial de Baguim do Monte
Centro Social de Soutelo - Equipa de RSI
Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 405
Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Gondomar
CRI Porto Oriental
Equipa local da Segurança Social de Gondomar
Gondomar Social
Junta de Freguesia de Baguim do Monte
Paróquia de Baguim do Monte
PSP Rio Tinto
Semente – Associação de Voluntários da LIPOR


Gabinete de Atendimento Integrado | GAI de Baguim do Monte

Através de uma parceria com o Serviço de Ação Local da Segurança Social de Gondomar, pretende-se promover o acompanhamento psicossocial e o acesso a apoios ou infraestruturas com vista a atenuar as vulnerabilidades sociais.

Necessária marcação prévia. Horário de Funcionamento: quintas-feiras das 9:00 às 12:30.


Gabinete de Psicologia

Apoio psicológico gratuito e especializado para a população residente em Baguim do Monte.

Necessária marcação prévia. Horário de Funcionamento: segundas e sextas-feiras das 14:00 às 17:00 e quintas-feiras das 9:00 às 12:00.


Gabinete de Inserção Profissional – GIP

Promovido pela Associação de Amigos do Pe. Moura em parceria com o IEFP de Gondomar, este é um gabinete que visa a integração de jovens e adultos na vida ativa. Apoia a população desempregada, promovendo a construção de um projeto de vida sustentado, através não só da divulgação de ofertas de emprego, mas também do encaminhamento para formação profissional e aprendizagem de técnicas de procura ativa de emprego.

Atendimento por ordem de chegada. Horário de Funcionamento: segundas e quartas-feiras das 9:00 às 12:30.


Banco de Ajudas Técnicas

Apoiar, informar, encaminhar e orientar pessoas com necessidades especiais e suas respetivas famílias que solicitam de apoio (por exemplo: cadeiras de rodas, andarilhos, camas articuladas entre outros).


Voluntariado | Brigada do Cidadão (projeto da CSF)

Promover e incentivar, através do voluntariado, uma aproximação a redes de vizinhança e de proximidade potenciando a participação ativa da população a fim de responder a algumas das necessidades das famílias mais carenciadas.


Voluntariado | Banco de Recursos de Baguim do Monte (projeto da CSF)

Promover o apoio a famílias carenciadas, a nível de alimentação, vestuário, mobiliário, eletrodomésticos e/ou produtos de higiene pessoal. Este apoio está sujeito aos materiais disponíveis no Banco de Recursos que são angariados através de campanhas e de doações de empresas e particulares.


Feira da Saúde (projeto da CSF)

Anualmente, março é dedicado à saúde. Esta feira visa promover um conjunto de iniciativas subordinadas a uma temática relacionada com a saúde, em que através das parcerias elencadas com as instituições/associações locais, toda a freguesia se une para viver com saúde.


O espaço dos avós

Destina-se à gestão das atividades direcionadas para a população reformada da freguesia.

Conhecer Portugal – dinamização de passeios por Portugal a fim de promover a cultura e valorizar o território português. Os passeios realizam-se uma vez por mês.
Sujeito a inscrição até preencher o número limite de vagas.

Formação ConJunta – dinamização de cursos de formação gratuitos nas mais diversas áreas como inglês, artes plásticas, yoga, ginástica, informática, alfabetização, mandarim, entre outros.
Sujeito a inscrição até preencher o número limite de vagas


Politrocas

Feira de compra, troca e venda de produtos/artigos usados, com vista a promover a reutilização. É uma atividade realizada em parceria com a LIPOR e com o Agrupamento 405.

   
 

Home | Baguim do Monte | Autarquia | Documentos | Eventos | Contactos
Política de privacidade - Ficha técnica
2017 © JF-BAGUIMDOMONTE.PT by i9dotcom.net & Auditor